Você assistiu à série de TV chamada Bates Motel? Sabia que essa série pode nos dar valiosas informações sobre Planejamento Financeiro?

            Se você não pôde assistir a essa série, cabe aqui uma pequena sinopse, tomando todo o cuidado para não gerar spoilers; isso seria muito deselegante da parte de quem escreve o artigo. De maneira resumida, Norma Bates decide recomeçar sua vida, após o falecimento do marido, numa pequena cidade do interior do Oregon, chamada White Pine Bay. Para isso, muda-se com seu filho, Norman, para uma casa bastante grande e intimidadora, que tem como anexo um pequeno motel, do tipo que se vê com frequência nos clássicos filmes americanos. Acontecimentos sinistros do enredo e complexidade dos personagens deixadas de lado (complexidade essa fruto da genialidade de Alfred Hitchcock, pois a série é baseada no clássico Psicose), inicia-se agora a ponte com o Planejamento Financeiro.

            Norma Bates assumiu o motel, que estava abandonado, pagando uma razoável quantia de dinheiro, que deixou a família com um saldo em caixa muito acanhado. Paixão pelo negócio colocada de lado, Norma já começa a ter problemas financeiros na empresa antes do que imaginava. Não bastasse ter recursos escasso para continuar com a reforma que estava planejada, os primeiros meses se tornam ainda mais cruéis. Quase todo negócio, quando se inicia, demora a emplacar com bons faturamentos para cobrir as despesas fixas, e isso e de fato ocorreu. Empreendedor não pode se esquecer de colocar no investimento inicial um valor para bancar o fluxo de caixa dos primeiros meses. Não à toa, negócios abrem e fecham com velocidade incrível, e muitas vezes sequer completam um ano de vida.

            E para piorar, Norma se vê diante de mais um imbróglio: a política local. A prefeitura decide criar um novo acesso para a cidade, inutilizando a via que passava em frente ao motel. Viajantes param em motéis nos Estados Unidos se eles estiverem colados à pista. Empreendedor não pode se esquecer de fazer duas grandes análises antes de iniciar um negócio: análise setorial e análise do macroambiente. No caso da família Bates, uma alteração na via de acesso da cidade, por conta de uma lei municipal, pôs todo o negócio a perder. Por isso, conhecer os impactos demográficos, políticos, sociais e culturais do lugar onde pretende-se criar um empreendimento são essenciais para reduzir riscos; estudar concorrentes, consumidores, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos são primordiais para o lançamento de qualquer empreendimento.

            Se puder assistir a série, você notará que o hotel não sucumbe pela crise econômica financeira, até porque o estilo do filme é suspense, não documentário. Mas será que na vida real o terror pelo insucesso financeiro não seria tão trágico quanto o proposto por Hitchcock?