A história se repete todo mês de dezembro, com as pessoas prometendo a si mesmas: ano que vem farei dieta, terei uma rotina de exercícios, buscarei engajamento espiritual, estarei mais perto da família e, não menos importante, vou ficar mais atento às minhas finanças. Como consultor financeiro, minha tentativa em contribuir é bastante óbvia: vou falar sobre orçamento empresarial (que pode tranquilamente ser adaptado para orçamento familiar).

            Orçamento empresarial é uma poderosa ferramenta que as empresas utilizam para criar limites de gastos para os diversos setores de sua estrutura organizacional. É muito similar ao orçamento público, que define tetos para gastos com saúde, segurança, educação e demais setores públicos. Repare, caro leitor, que sua família também pode criar tetos orçamentários para cada tipo de saída de recursos: alimentação, escola, lazer, vestuário, presentes, combustível, moradia… Uma vez definidos os tetos, à família cabe monitorar se está ou não cumprindo o previamente estipulado. A primeira e inegável vantagem é entender de que forma o seu dinheiro está indo embora.

            Mas existem muitas outras vantagens de se ter um orçamento muito bem definido, a saber:

  • Orçamento como sistema de autorização, pois o encarregado ou membro da família precisa pedir sanção para gastar mais do que o planejado.
  • Orçamento como planejamento, visto que são feitas projeções das entradas e saídas de recursos para os próximos meses, e ajustes devem ser feitos quando necessários.
  • Orçamento como sistema de motivação, pois todos os envolvidos podem ter um grande prêmio, previamente combinado, caso atinjam com êxito os valores inicialmente acordados.
  • Orçamento como ferramenta de avaliação, já que cada membro envolvido no planejamento pode ter creditado à sua performance o sucesso ou não do previamente estabelecido.
  • E finalmente orçamento como ferramenta para tomada de decisões, porque se a cada dia gasta-se mais do que o previamente estipulado, ajustes na rotina precisam ser feitos.

            A criação de um orçamento para um ano ou período que se aproxima é uma das maneiras mais eficazes de atingir as metas definidas, pois dá apoio a qualquer planejamento estratégico, repito, seja familiar ou empresarial. E uma vez criado e absorvidos pelos envolvidos, torna-se tão natural que fugir do orçamento é visto quase como que sacrilégio, se me permite a comparação religiosa.

            Fica um questionamento para refletir: como está seu planejamento para 2021? Cuide da saúde, da alimentação e da família; mas cuide também da sua saúde econômico-financeira. Busque por boas referências de leitura em literaturas específicas e na internet, bem como por bons profissionais especialistas no mercado. Mas busque principalmente ser cada vez mais profissional na gestão do seu dinheiro.